top of page

Fui aprovada no IFBA!

Olá nenes, tudo bom ?

Então, algumas já sabem que eu passei praticamente 2016 inteiro estudando pra fazer a prova do IFBA (Instituto Federal da Bahia), e no processo seletivo desse ano, eu passei. Aqui em Camaçari, lugar que eu moro, esse instituto exerce o melhor ensino da cidade (entre particulares e publicas), logo a dona moça aqui resolveu tentar. A prova aconteceu dia 11/12, em um colégio aleatório das redondezas. Assim, pra mim a prova estava fácil, não porque eu estudei e tal, mas pelas próprias perguntas, e pelo tema da redação: racismo no Brasil. Contudo, eu gostei da prova, foi ótima para responder, e melhor do que eu imaginava. O campus daqui fica quase na saída da cidade, logo é bem (muito) longe da minha casa,e a solução será pegar o ônibus mesmo. Escolhi o turmo vespertino (13:15-18:30) por conta de não precisar acordar cedo e pela baixa concorrência suhsuhsushua. Eu ainda continuo achando que a tarde o horário passa mas devagar, mas né, a vida tem dessas

O IF é conhecido pelo rigoroso sistema de ensino, já que conta com o ensino técnico no quarto ano, assim, ao longo dos 3 primeiros anos, há presença de matérias que contribuem para o nosso ''conhecimento futuro''. Listinha de Matérias de lá: Física, Química, Matemática, Português, História, Artes Cênicas, Educação física, Eletroeletronica, Lógica de programação, Computador e sociedade, Desenho técnico, Informatica básica, Sociologia e Filosofia. Logo quando entrei no grupo de calouros e veteranos do IF, fiz algumas perguntas para algumas pessoas de lá, e as respostas me deram medo. No começo já disseram que é NORMAL perder no primeiro ano, normal a ponto das pedagogas falarem nas reuniões pedagógicas, e isso acontece por conta da adaptação com o novo colégio e pa. Outra coisa são as discussões ideologias, direita e esquerda, sabe? Sou direitista, e lá 70% dos alunos são esquerdistas, vou ter que me adaptar, e aprender mais sobre ambas. Lá como o estudo é bem puxado, basicamente não terei vida social, adeus festas e madrugadas na netflix, por isso, eu espero mesmo que valha a pena. Passar no IF foi sem dúvida, o melhor jeito de começar o ano. Com todas as horas perdidas, as insonias, os cafés fortes (e ruins feitos por mim), os choros por não conseguir pegar os assuntos e as mines crises de ansiedade, a vida vai levando.

O bom de lá, é que não há motivo para NÃO estudar, uma vez que lá permite que você vá no período oposto que estuda, para ter acesso à biblioteca e a sala de informatica.Também há o ''ata'', que é tipo um auxilo á parte que o professor dá quando o aluno falta sua aula, também no período oposto do estudo. Outra coisa que me''chocou'', digamos assim, é a importância da matéria de Educação Física.A coisa já começa pelo fato da quadra ser e n o r m e, tipo muito. E depois, E.F pode reprovar, coisa que na minha antiga escola não tinha. Os exercícios lá são mais pesados, e você tem que participar de um time, vôlei por exemplo - ainda não sei se é obrigado-. Vou ter aula de teatro, o que me anima muito, já que eu amo atuar, porém não sou boa suhususuhuh, a vida tem dessas.

Por hoje foi isso, beijo beijo, nenes < 3


bottom of page